terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Muito Útil e Econômica esta dica!!

Sabão com óleo de cozinha

Uma forma de preservar o meio ambiente e economizar também.

A receita abaixo rende em média 14 litros da mistura, o que corresponde a 14 caixas Tetrapac (leite), que depois de cortados rendem 60 pedaços de sabão.

EQUIPAMENTOS
- 14 Caixas Tetrapac - (limpas, secas e com a lateral cortada formando uma gavetinha)
- Luvas, óculos de proteção e máscara
- Folhas de jornal
- Colher de pau (com cabo de mais ou menos 1 metro) ou cabo de vassoura ou pedaço de madeira longo
- Balde reforçado
Durante o processo MANTENHA CRIANÇAS E ANIMAIS DOMÉSTICOS BEM LONGE!
SABÃO

Ingredientes:

- 2 quilos de soda cáustica em escamas
- 10 litros de óleo (filtrado)
- 2 litros de água fervente
- 2 copos americanos de sabão em pó
- 1 copo americano de essência de eucalipto ou Pinho Sol


Em local ventilado, coloque a soda cáustica no balde e acrescente, devagar, a água fervente. CUIDADO! A mistura provoca reação química e produz vapores tóxicos que causam queimaduras nas mucosas, olhos, pele e vias respiratórias se inalados. PROTEJA-SE com óculos, luvas e máscara e mantenha a maior distância possível ao manusear a mistura.


Adicione os 10 litros de óleo filtrado e mexa. Adicione o sabão em pó e a essência e volte a mexer. Só pare depois que a mistura mudar a consistência de líquido para um leve pastoso.
 
Logo que chegar à consistência pastosa leve, despeje a mistura nas embalagens de leite (limpas, secas e cortadas na lateral). E deixe descansar em um local reservado.

Em uma semana o sabão estará quase duro. Sendo possível deixar marcas do dedo sem sujar as mãos. Quando chegar nesse ponto, cheque as laterais da embalagem, confirme se estão se soltando sem deformar o sabão.

Se o sabão já estiver se soltando da embalagem, utilize um estilete como apoio e retire as pedras de das embalagens. Em seguida corte em barrinhas, CADA PEDRA RENDE 4 BARRINHAS. Depois de tudo cortado leve o sabão, para secar ao sol por mais uma semana. É o processo de cura. O uso antecipado pode causar lesões na pele.

Veja a materia completa no link abaixo:
Fonte: http://pegueinarede.blogspot.com/2011/12/sabao-com-oleo-de-cozinha.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+PegueiNaRede+%28Peguei+na+rede...%29
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário